
Administração n.º 138, vol. XXXV, 2022-4.º, 197-216 

197 
 

Uma Resenha de Estudos sobre o Semanário “A Abelha 

da China” e Alguns Tópicos Reconsiderados 

Jin Guoping 

 

 

 

Desde o início da sociedade humana, a necessidade de intercomunicação e 

interação social tem sido acompanhada pelo surgimento de actividades de 

divulgação de notícias e informações. Na China antiga, o jornal era de facto uma 

forma primitiva de um simples “ofício”. A partir da dinastia Tang (618-907), já 

existiam meios antigos tradicionais de divulgação de informação, tais como o 

“Bao”, o “Baozhuang”, o “Kaiyuan Zabao” e o “Dibao”. O objectivo das ditas 

publicações periódicas era divulgar informação oficial sobre os assuntos políticos 

dinásticos e orientar e regular as actividades sociais e a vida do povo. No entanto, 

as actividades profissionais noticiosas de divulgação em grande escala na China 

moderna distanciaram-se das dos países europeus, já desde o início do século XIX, 

num atraso de quase dois séculos. Foi neste contexto que Macau se tornou no 

primeiro território chinês a possuir um jornal em língua estrangeira e há 200 anos, 

em 12 de Setembro de 1822, nasceu um semanário neste lugar, ponto fulcral para 

o intercâmbio cultural, económico e comercial entre o Oriente e o Ocidente.1 Este 

foi o primeiro semanário moderno numa língua estrangeira publicado na China. 

Camões C. K. Tam e Wu Zhiliang caracterizam-no como um “semanário 

político”,2  ao dizerem que “...... era o órgão do então Partido Constitucional 

Português em Macau, e ao mesmo tempo a gazeta oficial do autónomo Leal 

                                                           
 Professor convidado da Universidade Jinan. 

1 Para um estudo mais abalizado sobre o “A Abelha da China”, veja-se Manuel Teixeira, “A imprensa 

periódica portuguesa no Extremo-Oriente”, Macau: Notícias de Macau, 1965, pp. 5-11. 

2 Camões C. K. Tam e Wu Zhiliang, “O Primeiro Jornal em Língua Estrangeira no Território Chinês: A 

Abelha da China (1822-1823)”, Estudos de Jornalismo, No. 57, 1998, p. 213. 



 

 

198 
 

Senado de Macau (ou seja, da Câmara Municipal, vulgarmente conhecida como 

Jinbala).”3 Enfim, um órgão do Partido Constitucional nessa altura no poder local 

de Macau. Por órgão entende-se uma publicação contínua publicada por um 

organismo governamental que contém vários documentos governamentais, tais 

como decretos, orientações, políticas, declarações, nomeações e demissões. Na 

China antiga, existiam boletins governamentais semelhantes, chamados “Dibao”, 

“Dichao” e “Chaobao”. No final da Dinastia Qing (1644-1911), o “Zhengzhi 

Guanbao (Diário Oficial Político)” foi editado e publicado por “Zhengzhi 

Bianchaguan (Casa Editorial Política de Censura)” em 1907 e foi renomeado 

“Neige Guanbao (Diário de Gabinete)” após a criação do Gabinete em 1911, tendo 

sido oficialmente publicado o “Zhengfu Gongbao (Boletim do Governo)” pelo 

Governo de Pequim, de 1 de Agosto de 1912 até Junho de 1928, quando o Governo 

dos Senhores da Guerra do Mar do Norte entrou em colapso. O Boletim do 

Governo Nacional da República da China começou a ser publicado em 1927 e 

editou 3.137 números até Maio de 1948. 

I. Estado da questão 

Desde a sua criação em 1822 e até ao seu encerramento em 1823, somente 

após 177 anos é que apareceram artigos que podem ser considerados como 

trabalhos do foro da investigação. Antes disso, houve apenas referências 

esporádicas em certos livros especializados em jornalismo,4 e enciclopédias.5 

Segundo a informação disponível, até ao presente, os estudos chineses sobre o “A 

Abelha da China” apenas começaram nos anos 90 do século passado. O lusófono 

Wu Zhiliang foi pioneiro neste tema, ao publicar, ainda em 1994, o artigo “A 

                                                           
3 Idem, p. 215. 

4 Li Gucheng, História do Desenvolvimento de Jornais Chineses em Hong Kong, Shanghai: Editora 

Livraria Clássica, 2005, p. 75. 

5 Chen Qiaozhi (ed), Conselho editorial da Enciclopédia de Hong Kong e Macau, Enciclopédia de Hong 

Kong e Macau, Guangzhou: Editora da Cidade Florida, 1993, p. 757; Qiu Peihuang, Wu Xinxun, Xiang 

Chunwu, Zhang Huiren, Zeng Fanming, Wu Jian (ed), Enciclopédia de Jornalismo e Comunicação, 

Chengdu: Editora Popular de Sichuan , 1998, p. 334 e Wu Zhiliang e Yeong Wan Chong, Enciclopédia 

de Macau (Edição Revista), Macau: Macau Fundação, 2005, p. 410. 



 

 

199 
 

propósito do primeiro jornal em língua estrangeira na China”, que veio a ser 

incluído na obra “Macau - A Primeira Porta por onde o Oriente se encontra com 

o Ocidente”.6 Este artigo foi o primeiro no mundo académico chinês sobre o 

primeiro semanário macaense, que foi ao mesmo tempo o boletim oficial do 

território, de modo que merece uma referência especial no historial do estudo do 

“A Abelha da China”. No mesmo ano, Camões C. K. Tam e Wu Zhiliang 

elaboraram, em conjunto, “O Primeiro Jornal em Língua Estrangeira no Território 

Chinês: ‘A Abelha da China’ em Português (1822-1823).”7 

Sendo um semanário muito citado por livros de referência chineses como o 

primeiro jornal, no sentido moderno deste termo, publicado no território chinês, 

mereceu várias teses de mestrado e doutoramento, das quais se pode destacar a 

tese de mestrado de Agnes Lam, “A propósito das Características do 

Desenvolvimento dos Jornais Portugueses em Macau: De 1822 até ao Presente”, 

na Universidade Popular da China, orientada por Gu Changling, em 1998.  

No mesmo ano, na mesma universidade pequinesa, Cheng Manli concluiu 

“Um Estudo sobre o ‘A Abelha da China’, primeiro jornal moderno ao longo da 

História da China”, dissertação de doutoramento orientada por Fang Hanqi. Esta 

tese foi publicada em livro pela Fundação Macau, ainda em 1998, sob o título 

“Estudos sobre o ‘A Abelha da China’ ”. Uma segunda edição com o mesmo título 

foi lançada em 2015, pela Tsinghua University Press, de Pequim. A autora 

assinou, ainda, uma série de artigos baseados na sua tese, que foram publicados 

em várias revistas chinesas. Cheng Manli é, de resto, responsável pelo estudo 

monográfico mais completo produzido até ao momento sobre o “A Abelha da 

China”. Para poder ler este jornal, a autora fez um curso intensivo de Português 

com a duração de um ano.  

                                                           
6 Mais tarde foi outra vez publicado em Literatura Chinesa Mundial, 1998, n.o 10, pp. 65-68 e Wu Zhiliang 

e Zhang Wenqin et al., “Macau: Primeiro portão por onde o Oriente se encontra com o Ocidente”, 

Pequim: Editora da Amizade da China, 1998, pp. 165-169. 

7 Camões C. K. Tam e Wu Zhiliang, “O Primeiro Jornal em Língua Estrangeira no Território Chinês: A 

Abelha da China (1822-1823)”, Estudos de Jornalismo, N.o 57, 1998, pp. 213-228. 



 

 

200 
 

Em 1999, Zhai Wen publicou um pequeno artigo8 de apenas duas páginas 

com uma semelhança quase “ipsis verbis”, tanto em termos do título como do 

conteúdo, do artigo de Wu Zhiliang de 1998. Trata-se de um curto ensaio 

repetitivo, no entanto simples de mais, nada de novo.  

Já no novo milénio, em 2000, Zhao Dianhong publicou “A criação do ‘A 

Abelha da China’ e o Desenvolvimento da Indústria Moderna da Imprensa 

Periódica em Macau”.9 Em 2002, a Doutora Hellen Yang Kaijing defendeu a tese 

de doutoramento sob o título “Um Estudo sobre os recursos documentais 

específicos em Macau e uma estratégia global de desenvolvimento da utilização 

de colecções”, na Universidade de Pequim, orientada por Wang Jingui. Esta tese 

veio a ser publicada em livro no ano seguinte, com o título “Um Estudo sobre os 

recursos documentais específicos em Macau”.10 

Após a sua tese de mestrado, Agnes Lam prosseguiu com um estudo mais 

aprofundado sobre o tema da imprensa de Macau, chegando a defender a tese de 

doutoramento sob título “A Imprensa Noticiosa em Macau antes da Guerra do 

Ó pio (1557-1840)”, na Universidade Popular da China, orientada por Fang Hanqi, 

em 2006. Esta tese veio a ser editada em livro, em 2015, intitulado “Acerca dos 

primórdios da imprensa periódica da China Moderna”. 

Em 2010, Li Changsen lançou uma monografia com o título “Esboço da 

História da Imprensa Periódica Moderna em Macau”.11 O historiador, falante de 

Português, questionou neste trabalho, pela primeira vez, a tradução para chinês do 

título do “A Abelha da China”, com argumentação bastante convincente. 

Em 2014, Zhai Xiufeng publicou uma entrevista intitulada “O ‘A Abelha da 

China’ à Professora Cheng Manli sobre o processo de escrita de Um Estudo do 

                                                           
8 História do PCP em todos os aspetos, 1999, N.o 8, pp. 44-45. 

9 Boletim da Universidade de Ji’nan (Edição de Ciências Humanas e Sociais), 2000, vol. 22, n.o 6, pp. 73-

90. 

10  Yang Kaijing, Um Estudo dos Recursos Documentais Característicos de Macau, Pequim: Peking 

University Press, 2003. 

11 Li Changsen, Esboço sobre a História dos Jornais Estrangeiros Modernos de Macau, Guangzhou: 

Editora Popular de Guangdong, 2010. 



 

 

201 
 

Jornal Chinês do ‘A Abelha da China’ e os pensamentos que este provocou”.12 

Este artigo tem por fim historiar o estudo que Cheng Manli dedica ao “A Abelha 

da China”, chegando a revelar alguns pormenores até então desconhecidos. Em 

2015, Agnes Lam publicou a sua dissertação de doutoramento sob o título “Sobre 

o Início da Indústria de Jornais Modernos da China”. O capítulo 4 “A controvérsia 

política local e o início da imprensa portuguesa em Macau”, é dedicado ao “A 

Abelha da China” e apresenta a opinião de que o “A Abelha da China” não foi a 

publicação periódica mais antiga. 13  Em 2019, Li Shixin publicou “Uma 

Argumentação bem feita, com formas peculiares de investigação - Um Breve 

historial do Estudo do ‘A Abelha da China’ pela Professora Cheng Manli”. Este 

artigo elogia altamente os bons sucessos verificados nos estudos do “A Abelha da 

China”, a cargo da Professora Cheng Manli, ao mesmo tempo que formulou a sua 

opinião sobre o papel histórico do “A Abelha da China”, sintetizado pela 

Professora Cheng Manli, chegando a lançar um debate sobre o tema. Sobre esta 

questão do papel histórico do “A Abelha da China”, nós gostaríamos de 

acrescentar que Cheng Manli tenta provar que com a criação e publicação do “A 

Abelha da China”, a China já reunia as condições técnicas (incluindo impressão, 

publicação e distribuição) necessárias a uma publicação periódica moderna, antes 

dos meados dos Qing, em que eclodiu a Guerra do Ó pio, como o mais tardar. É  

bom de ver que se verifica nesta frase um desalinhamento conceptual. Macau é 

sem dúvida parte do território chinês, mas não parece oportuno equiparar a 

tecnologia de impressão que os portugueses tinham em Macau a uma tecnologia 

própria da China. Por esta lógica, seria como que dizer que o primeiro livro da 

história de Macau “Christiani pueri institutio adolescentiae que perfugium”, 

impresso pelos Jesuítas em Macau em 1588, usando os tipos móveis, seria uma 

realização técnica e um sucesso tecnológico da própria China. Em 2020, Li Chun, 

no seu livro intitulado “Estudos dos meios de comunicação social de Macau”14 e 

no âmbito do capítulo referiu-se a “Um debate da história jornalística em aberto: 

                                                           
12 Jornalismo Internacional, 2014, vol. 36, n.º 11, pp. 173-176. 

13 Idem, pp. 103-129. 

14 Li Chun, Estudos sobre os meios de comunicação social em Macau, Pequim: Imprensa da Universidade 

de Comunicação da China, 2020, pp. 12-16.  



 

 

202 
 

os primórdios das publicações periódicas em Macau”, em que se desenvolveram 

análises bastante abrangentes sobre a controvérsia do “A Abelha da China” ser ou 

não a “primeira publicação periódica” na história de Macau. Desde 2020 até ao 

presente, não se conhece mais nenhum estudo sobre o tema do semanário “A 

Abelha da China”. 

Acabamos de percorrer uma dezena de títulos que formam uma lista 

impressionante, seja em jornais, seja em livros autónomos, e até em monografias, 

sobre o “A Abelha da China”, embora não tão extensa quanto se desejaria, mas 

com trabalhos de grande importância, que merecem ser lidos com proveito.  

Em síntese, os estudos chineses do “A Abelha da China” já cumpriram um 

percurso de um quarto de século. Podem destacar-se três figuras importantes, com 

diferentes papéis, a saber: 

O pioneirismo temático do lusófono historiador Doutor Wu Zhiliang; O 

aprofundamento temático da autodidata em português, Doutora Cheng Manli; A 

crítica gramatical e semântica do historiador lusofalante Doutor Li Changsen. 

II. Alguns tópicos reconsiderados  

1. Uma nova proposta para a tradução chinesa do título “A 

Abelha da China” 

Como se tratava de uma publicação para um leitor português generalista, o 

jornal não teve um impacto considerável na sociedade chinesa. No entanto, como 

boletim oficial camarário, não podia deixar de ser importante para os habitantes 

chineses de Macau, mesmo que o não pudessem ler. Os estudos sobre este 

semanário entre os investigadores de Macaulogia são ainda bastante recentes. 

Embora haja referências esporádicas em publicações chinesas, faltavam trabalhos 

temáticos sistemáticos sobre o tema. Só quase um século depois da sua publicação 

é que apareceu a tradução em chinês do título “A Abelha da China”. 



 

 

203 
 

De acordo com o que conseguimos apurar, a expressão “A Abelha da China” 

foi pela primeira vez referida em chinês como “Mifeng Huabao (Jornal Chinês da 

Abelha)”, numa monografia da autoria de Ge Gongzhen, incluída no título da 

História das Publicações Periódicas da China, publicada pela conhecida casa 

editorial The Commercial Press de Xangai, em 1927. O autor refere: “A Abelha 

da Chine [sic], que pode ser traduzida como Mifeng Huabao (Jornal Chinês da 

Abelha), foi dada à estampa a partir de 12 de Setembro de 1822 (o primeiro ano 

do Reinado de Daoguang〔1820-1850〕).”15 

Actualmente, esta versão é piamente seguida pelo meio académico chinês, 

que a usa como uma tradução definitiva e oficial. Contudo, parece-nos que o autor 

da História das Publicações Periódicas da China não deveria dominar o português. 

O facto de usar “Chine” em vez de China é suficiente para tal podermos afirmar. 

Se não sabia a língua de Camões, há então muito que se lhe diga quanto à tradução 

do título do “A Abelha da China” para chinês. 

A expressão “Huabao (jornal chinês)” aparenta ter ares cultos de chinês 

literário. No entanto, é preciso submetê-la a um exame pericial, de acordo com os 

famosos princípios de “fidelidade”, “expressividade” e “elegância”, determinados 

pelo célebre tradutor moderno Yan Fu, já em 1898. A “fidelidade” requer que a 

tradução tenha de ser fiel ao texto original, ou seja, numa tentativa de ser o mais 

exacta possível, sem desvios, omissões, adições ou subtrações arbitrárias, à vista 

do texto de partida. Por “expressividade”, entende-se não se cingir à forma do 

texto original, podendo usar certa liberdade literária de expressão “floreada”, de 

modo a embelezar a tradução, mas que deve ser expressiva e clara. Finalmente, o 

texto de chegada deve aprimorar-se com “elegância”, mediante a escolha de 

termos eruditos para estruturar a tradução, à procura do primor e da simplicidade 

desejáveis no próprio texto.16  

                                                           
15 Ge Gongzhen, História dos Jornais Chineses, Série da República da China, Parte 2, no. 49, Cultura-

Educação-Desportes, Shanghai: Livraria Clássica de Shanghai, 1989, p. 84. 

16 Xu Xueying（ed.）; Xu Jun e Guo Guoliang（editores em chefe), Biblioteca de Tradução Chinesa—

Titulos Representativos de Tradutores Chineses, Volume Yan Fu, Hangzhou: Imprensa da Universidade 

de Zhejiang, 2020, p. 29. 



 

 

204 
 

Resumindo: em primeiro lugar, valoriza-se a correspondência com o texto de 

partida; em segundo lugar, nota-se a necessidade de criar uma linguagem 

expressiva; finalmente, há ainda a questão do desejado cunho literário do estilo.  

Dos três princípios citados, a “fidelidade” ocupa justamente o primeiro lugar. 

Se não existir, perde-se tudo. A “expressividade” sem a “fidelidade” passa a ser 

uma “expressividade” artificial, e a “elegância” sem a “fidelidade” não passa de 

uma “elegância”, falsa e enganosa, seja de que ponto de vista for. 

O Doutor Li Changsen, antigo docente do Instituto Politécnico de Macau 

(agora designado Universidade Politécnica de Macau), versado em português 

como é, pôs em dúvida e questionou o nome traduzido em chinês do “A Abelha 

da China”, geralmente aceite por académicos chineses, e pôs em evidência o 

conceito histórico de “jornal chinês” e de “jornal ocidental”, para demonstrar, de 

forma convincente, que a tradução do “A Abelha da China” em “Mifeng Huabao 

(Jornal Chinês da Abelha)”, de facto, constitui um erro conceptual. “Após criada 

a imprensa moderna pelos ocidentais, surgiu a imprensa moderna chinesa. Para 

distinguir entre estes dois tipos de publicações periódicas, os chineses chamavam 

frequentemente aos jornais em língua estrangeira ‘Mala Xibao (Daily Press)’ e 

‘Decheng Xibao (The China Mail)’, enquanto que aos jornais chineses davam-

lhes o nome de ‘Guohua Bao (Kwok Wa Po)’ e de ‘Guangyi Huabao (Chinese 

Australian Herald)’, que apareceu na Austrália no final do século XIX. Na 

actualidade, o termo ‘Huabao (jornal chinês)’ é o nome preferido pelos chineses 

da diáspora. Citemos como exemplo o ‘Huanqiu Huabao (Global Chinese Press)’ 

e o ‘Meizhou Huabao (Jornal Chinês ‘Americana’)’, etc. O ‘A Abelha da China’, 

o primeiro semanário em Macau que apareceu em 1822, era um título em 

português, portanto um jornal ocidental. Ao traduzir-se como ‘Mifeng Huabao 

(Jornal Chinês da Abelha)’ cometeu-se um grosseiro erro conceptual.”17 

                                                           
17 Li Changsen, Esboço sobre a História dos Jornais Estrangeiros Modernos de Macau, Guangzhou: 

Editora Popular de Guangdong, 2010, p. 71. 



 

 

205 
 

O Doutor Li Changsen explica muito bem a estrutura gramatical da expressão 

“A Abelha da China”, sobretudo o papel da preposição “de” entre “Abelha” e 

“China”.18 

O autor de “Zhongguo Baoxueshi” não devia ter sequer conhecimentos 

básicos de português, pois ignorava a função gramatical da preposição “de”, de 

modo que traduziu como “Huabao (Jornal da China)”. Na realidade, 

gramaticalmente analisando, “da China” refere-se à abelha e não ao jornal. Como 

se vê, a aventura de um especialista analfabeto em português levou à invenção de 

uma tradução do título do primeiro jornal, no seu sentido moderno, de toda a 

China, que parece erudita, mas que é erradamente erudita, ao fim e ao cabo. É  uma 

confusão que perdura até ao momento. Caso a deixemos imperar, poderá 

predominar para sempre. É  tempo, por isso, de erradicá-la. Mesmo que quase um 

século mais tarde, merece a inquirição e a correcção de quem se interessa por ela 

e é versado em português. 

Com base numa correcta compreensão da relação gramatical do “A Abelha 

da China”, o Doutor Li Changsen propôs uma nova tradução como “Zhongguo 

Mifengbao (Jornal da Abelha da China)”. Sem sombra de dúvidas, esta nova 

tradução do título é correcta e não menos exacta. Mas se o novo nome é correcto 

a toda a prova, haverá espaço suficiente para novas discussões? Não nos parece 

nem sequer esgotado o tema e, assim, oferece-se uma nova pista a seguir. 

Voltamo-nos para outro lado, equacionando o nome da abelha em causa. Nesta 

senda, gostaríamos de propor uma nova tradução, embora possa parecer imatura. 

“A Abelha da China” traduz-se com precisão como “Zhongguo Mifeng”. O que 

gostaríamos de sugerir é que talvez possa haver outra tradução para “A Abelha da 

China”. Vamos sair um pouco do mundo literário e sondar o terreno do mundo 

científico do reino animal. Na realidade, o nome científico de “A Abelha da 

China” é “Apis cerana”, cujo nome chinês científico é “Dongfang Mifeng (a 

Abelha do Oriente)”. “Apis cerana (Fabricius, 1793)”, ou abelha melífera asiática, 

é uma espécie de abelha que tem uma distribuição desde o Paquistão no oeste, 

                                                           
18 Idem, ibidem. 



 

 

206 
 

Taiwan e Japão no leste, as províncias orientais chinesas no nordeste, Qinghai e 

Gansu no noroeste, e Indonésia e Papua Nova Guiné no sul, abrangendo toda a 

Ásia do Sul, sudeste e leste. Nos últimos anos o seu habitat foi alargado ao norte 

da Austrália e existem planos para a reintroduzir em algumas ilhas do Japão. A 

mesma espécie tem diferentes nomes pela Á sia fora. Por exemplo, na China são 

conhecidas como “Zhonghua Mifeng (a abelha da China)”, “Zhonghuafeng (a 

abelha da China)”, “Zhongfeng (a abelha da China)”, “Tufeng (a abelha nativa)”, 

etc. No Japão, é mais conhecida como a “abelha japonesa (Apis cerana japonica)” 

e na Índia, a “abelha indiana (Apis cerana indica)”. 

Na comunidade científica da agricultura chinesa, costuma chamar-se 

“Zhonghua Mifeng”, “Zhonghuafeng”, “Zhongfeng” ou “Tufeng”. “Huafeng (a 

abelha da China)” é uma forma sincopada dos nomes anteriores. Por exemplo, 

existe uma espécie híbrida, de alto rendimento melífero, com a denominação de 

“Huafeng n.o 213 (a abelha da China” n.o 213)” e “Huafeng n.o 414 (a abelha da 

China n.o 414).”19 

Tendo em conta que o termo “Huafeng” é utilizado pelo meio científico 

agrícola da China, propomo-lo para a tradução do “A Abelha da China”, de modo 

que passamos a designar o semanário com o nome de “Huafeng Zhoubao 

(Semanário da Abelha da China)”.  

Acreditamos que esta poderia ser a tradução mais apropriada e concisa para 

o semanário macaense em questão, em todos os seus campos semânticos, que tem 

por base alguma ocorrência documental em chinês científico e é bem 

compreensível pelos sino-falantes em geral. 

É  verdade que o semanário é uma espécie de entre as publicações periódicas. 

Se, na tradução, se puder ver com clareza qual o género da publicação em questão, 

                                                           
19 Liu Xianshu e Shi Wei, et al., “A Selecção e criação de híbridos de abelhas de alto rendimento melífero 

Tipo Huafeng n.o 213 (‘A Abelha da China’ n.o 213) e Huafeng n.o 414 (‘A Abelha da China’ n.o 414)”, 

Antologia Selecionada 1986-1990, organizada pelo Departamento de Gestão de Investigação Científica 

da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, Pequim: (Editora desconhecida), 1992, pp. 368-372. 



 

 

207 
 

os leitores chineses terão mais facilidade em perceber que se trata de uma 

publicação com uma semana de intervalo. 

Em síntese, até ao momento, existem 5 designações conhecidas do “A 

Abelha da China”, resultantes do nome em português, que são: 

1. “Mifeng Huabao” (Jornal Chinês da Abelha, inicial tradução de Ge 

Gongzhen, até agora amplamente adoptada); 

2. “Zhongguo Mifengbao” (Jornal da Abelha da China, proposta e usada pelo 

Doutor Li Changseng); 

3. “Zhongguo de Mifeng” (A Abelha da China, forma usada na Enciclopédia 

de Macau).20 

4. “Zhongguo Zhi Feng” (A Abelha da China, usada por Philip Kwok).21 

5. “Huafeng Zhoubao” (Semanário da Abelha da China, proposta e usada 

neste texto por Jin Guoping). 

Destes 5 nomes, o último parece-nos ser a expressão chinesa que se aproxima 

mais do título original em português e que traduz, da maneira mais completa e 

clara, toda a denotação da expressão portuguesa. 

Assim, tomo a liberdade de propor fixar “Huafeng Zhoubao (Semanário da 

Abelha da China)” como o melhor título traduzido em chinês do “A Abelha da 

China” e que merece a nossa completa recomendação para o meio académico.  

Eis uma nova proposta, bem pessoal e pouco madura, para o nome chinês do 

“A Abelha da China”, que se apresenta à apreciação da comunidade científica, 

tanto chinesa como portuguesa e internacional.  

Com toda a modéstia, estamos susceptíveis a todo e qualquer comentário e 

apreciação, com o desejo e o objectivo de se conseguir uma melhor versão para o 

nome chinês do “A Abelha da China”.  

                                                           
20  Wu Zhiliang e Yeong Wan Chong, Enciclopédia de Macau (Edição Revisada), Macau: Macau 

Fundação, 2005, p. 410. 

21 Philip Kwok, Macao and the birth of Hong Kong, Taipé: Instituto de História Moderna da Acadenmia 

Central, 1990, p. 75. 



 

 

208 
 

Apesar dos esforços dispensados pela comunidade científica chinesa ao 

estudo acerca do “A Abelha da China”, ela, no jeito de uma mina aurífera, 

continua à espera de uma melhor exploração e aproveitamento, a bem da 

Macaulogia. 

Doravante, passamos a usar o nome traduzido em chinês de “Huafeng 

Zhoubao (Semanário A Abelha da China)”. 

2. Em torno da controvérsia sobre a publicação periódica  

Esta controvérsia diz respeito ao estatuto da publicação periódica na história 

do jornalismo na China e em Macau. O “A Abelha da China” foi alegado, em 

1981, por Fang Hanqi, historiador do jornalismo chinês, como a “primeira 

publicação periódica”. Na sua História do Jornalismo Moderno da China escreve, 

afirmando: “... O ‘A Abelha da China’ foi a primeira publicação periódica em 

língua estrangeira publicada na China.”22 Wu Zhiliang e Cheng Manli seguiram 

esta afirmação. No entanto, a partir de 2004, Agnes Lam pô-la em dúvida. Mais 

tarde, abordou o tema com mais detalhe na sua tese de doutoramento e num 

artigo.23 

Para esclarecer esta dúvida, conviria fazer uma análise gramatical dos 

diferentes significados da palavra portuguesa “diário” e determinar o seu 

significado semântico no “Diário Noticioso” 

O termo “diário” contém vários significados inter-relacionados, mas 

diferentes. 

                                                           
22 Fang Hanqi, História da Imprensa Chinesa Moderna, Taiyuan: Editora Popular de Shanxi, 1981, p. 13. 

23 Agnes Lam, “Dúvidas sobre o primeiro jornal chinês em língua estrangeira - Novas descobertas na 

história da imprensa em Macau” in Chen Peiai (ed.), A Primavera e o Outono do Jornalismo: Acta do 

3.o Simpósio Internacional sobre a Propagação dos Meios de Comunicação Social Mundiais em Chinês 

e da Civilização Chinesa, Xiamen: Imprensa da Universidade de Xiamen, 2004, pp. 48-59. Isto é 

discutido mais tarde na sua dissertação de doutoramento e na sua versão publicada (Capítulo 4, Secção 

1: As Dúvidas Históricas sobre “A Abelha da China” e a existência ou a inexistência do “Diário 

Noticioso”), Sobre o Início da Indústria de Jornais Modernos da China, pp. 104-113. 



 

 

209 
 

1. Por “diário (riji)”, entende-se que se trata de um registo diário da vida. É  

um texto privativo, de estilo narrativa. O seu conteúdo, que resulta da nossa 

observação sobre o dia-a-dia, poderia ser sobre eventos, pessoas, coisas, cenas ou 

actividades. 

2. O “diário (rizhi)” é um registo cronológico diário de eventos significativos 

de natureza não privada. Neste caso, a expressão “Diário Noticioso” significa 

“uma crónica de acontecimentos”. O sentido semântico de “noticioso” é o “de 

notícia”. O que pode ser considerado como “notícia”, deve ser “importante”. Na 

Macau do século XIX, “diário” foi traduzido como “Rizhilu (registo do 

conhecimento diário)”.24 Uma versão bem achada, cheia de riqueza retórica! Nós 

inclinamo-nos a verter o “Diário Noticioso” como “Rizhilu”, pois se trata de um 

estilo semelhante à história Domus, dos religiosos católicos. De facto o autor era 

um padre católico. 

Em suma, o significado semântico de “diário” em “Diário Noticioso” é 

“Rizhilu (registo do conhecimento diário)”, isto é, uma “crónica diária”. 

3. “Diário” quer dizer um jornal ou seja, uma publicação periódica publicada 

diariamente. 

Já em 1966, o Padre Manuel Teixeira se referiu ao “Diário Noticioso”.25 Em 

1976, ele afirmou mais explicitamente: “O primeiro manuscrito a aparecer foi o 

Diário Noticioso do Padre Joaquim José Leite. Publicámos este manuscrito, que 

cobre o período de 1807 a 1843.”26 

A afirmação de “Publicámos este manuscrito” refere-se à publicação desse 

manuscrito no livro Arquivos da Diocese de Macau, edição de 1970.27 Ao analisar 

o seu conteúdo, com facilidade se vê que não se reveste de nenhum carácter de 

                                                           
24 Joaquim Affonso Gonçalves, Diccionario portuguez-china no estilo vulgar mandarim e classico geral, 

Macau: Real Collegio de S. José, 1831, p. 262. 

25 Manuel Teixeira, Miguel de Arriaga, Macau: Imprensa Nacional, 1966, p. 52 

26 Manuel Teixeira, Os Militares em Macau, Macau: Imprensa nacional, 1976, p. 468. 

27 Manuel Teixeira, Arquivos da Diocese de Macau, vol. 1, Macau: Tipografia da Missão do Padroado, 

1970, pp. 113-273. 



 

 

210 
 

jornal, mas apenas de uma espécie de “crónica diária” do Seminário de S. José, 

onde se encontrava o autor e de Macau. Destaca-se por ser apenas uma espécie de 

“conta corrente” da vida quotidiana do Seminário de S. José e de Macau.  

É  importante notar que o Pe. Manuel Teixeira afirma sem hesitação dizendo 

que o Diário Noticioso era manuscrito, pelo que facilmente se chega à conclusão 

de que era uma crónica diária manuscrita e não um jornal diário impresso. 

Como qualquer nação europeia, os portugueses atribuem grande importância 

à recolha e preservação dos seus documentos e têm regulamentos bem rigorosos, 

que garantem o arquivo de todos os processos, sejam públicos sejam privados. É  

difícil imaginar que um jornal diário, que estava em circulação há 36 anos, pudesse 

ter desaparecido dos arquivos portugueses, sem deixar qualquer rasto. Nem a 

colecção pública, nem a privada têm sequer um exemplar, nem um registo 

bibliográfico. Vejamos mais um facto favorável à nossa argumentação no sentido 

da inexistência de um tal “Diário Noticioso”. 

Verificamos que três histórias de Macau, escritas por portugueses em Macau 

no século XIX, se referem todas ao “Abelha da China” como o primeiro 

semanário,28 e nem uma palavrinha sobre o suposto “Diário Noticioso.” Além 

disso, nenhuma monografia sobre a imprensa de Macau, das muitas publicadas 

em Macau, contém sequer uma referência ao alegado jornal.29 Não há nenhum 

exemplar sobrevivente, nem memória histórica, nem mesmo uma referência 

mínima. Esse facto talvez possa provar que o tal “Diário Noticioso” nunca existiu 

como jornal impresso. Toda a dúvida e controvérsia vem da deficiente 

                                                           
28 J. Gabriel B. Fernandes, Apontamentos para a história de Macau, Lisboa: Typ. Universal, 1883, p. 22, 

Bento da França, Subsídios para a História de Macau, Lisboa: Imprensa Nacional, 1888, p. 156 e Bento 

da França, Macau e os seus habitantes: relações com Timor, Lisboa: Impr. Nacional, 1897, p. 86. 

29 José Maria Braga, O início da imprensa em Macau, Macau: Escola Tipográfica do Orfanato, 1938; José 

Maria Braga, Primórdios da imprensa em Macau, Macau: Edição do Boletim Eclesiástico da Diocese 

de Macau, 196; Henrique Rola da Silva, Informação portuguesa de Macau, Macau: Gabinete de 

Comunicação Social do Governo de Macau, 1992; João Alves das Neves, A imprensa de Macau e as 

imprensas de língua portuguesa no Oriente, Macau: Instituto Cultural de Macau, 1999 e José Augusto 

dos Santos Alves, A opinião pública em Macau: a imprensa Macaense na terceira e quarta décadas do 

seculo XIX, Lisboa: Fundação Oriente, 2000. 



 

 

211 
 

compreensão da palavra portuguesa “diário”, de modo a entender o “Diário 

Noticioso” como um jornal diário editado. Parece que o estatuto histórico do “A 

Abelha da China” ser o primeiro semanário é inabalável, até que apareça prova 

em contrário. 

3. Acerca da natureza do semanário 

A presença do termo “abelha” no próprio título indica que o objectivo 

original que se pretende atingir era tornar a publicação periódica num órgão de 

intervenção política; no entanto, a reduzida dimensão física de Macau e a sua 

economia relativamente frágil não permitiam ter o luxo de manter um semanário 

puramente político, pelo que os portugueses encontraram habilmente uma forma 

de reduzir os custos aderentes, com a divisão de duas secções: uma parte oficial e 

outra parte não oficial, querendo dizer comercial. Um jornal que fosse compatível 

com a política e os negócios numa edição. Com o rendimento da parte não oficial 

ajudava-se a manter a parte oficial, numa estratégia de auto-suficiência do próprio 

semanário. Por isso, talvez não se possa classificá-lo como uma publicação 

periódica puramente política. Na realidade, acontecia que cada edição geralmente 

tinha 4 páginas, a duas colunas. A parte oficial costumava ocupar mais de 3 

páginas e meia, enquanto a parte não oficial, que trazia notícias, nacionais e 

internacionais, assim como publicidade local, se estendia apenas por meia página. 

Seria mais apropriado descrevê-lo como um semanário político com uma pequena, 

mas importante, componente de notícias e negócios. Um semanário político bem 

podia ter duas componentes. Do ponto de vista de órgão partidário de intervenção 

política, era sem dúvida o porta-voz dos liberais de Macau; no entanto, o seu maior 

significado para a sociedade de Macau residia no facto de ser um “boletim oficial” 

local. Nas circunstâncias da Macau da época, não havia outra publicação periódica 

sem ser esta, de modo que não podia ser um semanário puramente político, não 

podia deixar de dar lugar a assuntos de interesse comercial e aos “avizos” 

privados, a satisfazer a necessidade do comércio e a ajudar a manter o semanário. 

Com a cedência de um pequeno espaço, que nem sequer chegava a uma 

página, conseguia-se uma considerável receita para aliviar os custos editoriais do 



 

 

212 
 

semanário, por parte do governo. Mediante uma análise do formato do semanário, 

vê-se que os artigos de intervenção política ocupavam o maior espaço, mas havia 

também um espaço menor reservado para notícias sociais e anúncios de natureza 

económica.  

Esta natureza abrangente e posicionamento editorial devia pesar na nossa 

apreciação, para evitar a classificação geral de uma publicação política. Seja como 

for, o “A Abelha da China” constitui um rico manancial de “notícias actuais”, 

políticas e económicas, para o nosso estudo sobre o funcionamento do governo de 

Macau no poder dessa altura e para a vida social e económica desta pequena urbe 

dos anos vinte do século XIX, pelo que vale o semanário como uma rica fonte de 

informações consentâneas. 

4. Sobre a impressora 

Cada número do semanário no final da última página conta com a declaração 

de “NA TYPOGRAPHIA DO GOVERNO” ou “MACAO: NA TYPOGRAPHIA 

DO GOVERNO”. Relativamente à tipografia que dava prelo ao semanário, o Pe. 

Manuel Teixeira observa que “Tanto a Abelha da China como a Gazeta de Macau 

eram impressos na Tipografia do Governo a cargo do Leal Senado”.30 Em 2000, 

o Professor Su Jing, estudioso taiwanês, através de uma longa pesquisa de fontes 

depositadas no arquivo da British East India Company, salientou que “...para a 

publicação deste primeiro semanário em língua estrangeira na China, os 

impressores portugueses que trabalhavam na tipografia da British East India 

Company em Macau deveriam ter dado uma grande ajuda na sua produção.”31  

Mais tarde, em 2014, com base em mais material arquivístico novo, o mesmo 

estudioso chegou a afirmar com maior exactidão sobre o processo da publicação 

do semanário. Ele diz: “O primeiro número foi publicado a 12 de Setembro de 

1822, após um pedido português, que se fez vinte dias atrás da primeira sobrecarga 

                                                           
30 Manuel Teixeira, A imprensa periódica portuguesa no Extremo-Oriente, Macau: Notícias de Macau, 

1965, p. 13. 

31 Su Jing, Morrison e a Impressa Chinesa, Taipé: Student Book Company, 2000, p. 98. 



 

 

213 
 

inglesa, que deu uma resposta afirmativa. O semanário saía todas as quintas-feiras 

até ao final de 1823, quando o número 67 foi dado à estampa. Cada número 

contava com 4 páginas (há 4 números com mais de 4 páginas e um suplemento de 

mais de 4 páginas). O formato era de dupla coluna por página, com a indicação no 

final da quarta página com a legenda de Na Typographia do Governo. De facto, 

foi dado à estampa na tipografia da British East India Company, o que é provado 

pela conta de 1821-1822 da tipografia. Na sua coluna de entradas, pode-se atestar 

que em 18 de Setembro de 1822 houve uma entrega no valor de 100 patacas em 

dinheiro do Leal Senado de Macau, pela utilização dos tipos móveis.”32 A peça 

de arquivo apresentada por Su Jing não deixa de ser convincente, mas apenas diz 

que pelo empréstimo dos tipos móveis, o Leal Senado de Macau fez uma 

transferência de 100 patacas em dinheiro para o cofre da tipografia inglesa. Caso 

o semanário tiver sido impresso pela tipografia da British East India Company, a 

transferência teria sido feita a título de custo da impressão. Pelo facto de uma 

simples menção ao pagamento pelo uso dos tipos móveis, é altamente provável 

que a tipografia governamental de Macau só tenha pedido emprestados os tipos 

móveis de chumbo à tipografia da British East India Company de Macau. Não 

deixa de ser uma possibilidade plausível. Outra hipótese não pode ser excluída. 

Se se diz “Afirmar explicitamente que a tipografia da British East India Company 

teria feito a impressão”, é como reconhecer a incapacidade portuguesa para 

imprimir uma publicação periódica, o que seria prejudicial à imagem das 

autoridades portuguesas de Macau. Por conseguinte, as contas teriam sido 

saldadas sob o disfarce de empréstimo. De facto, os portugueses tinham a sua 

própria gráfica, mas não contavam com os tipos móveis necessários à impressão, 

o que condicionava a sua capacidade para uma edição de forma mais adequada, 

pelo que teriam adjudicado o trabalho de impressão à gráfica da British East India 

Company, sem dizer explicitamente que a impressão foi feita pelos britânicos, mas 

com a chancela de “NA TYPOGRAPHIA DO GOVERNO”, a enfatizar que foi 

impressa pelos próprios portugueses.  

                                                           
32  Su Jing, Fundição no lugar da Gravura: Missionários e mudanças da Impressa Chinesa, Taipé: 

"National" Taiwan University Publishing Center, 2014, pp. 60-62. 



 

 

214 
 

De acordo com Isaú Santos, arquivista português, a tipografia só terminou no 

final de 1826.33 Os nomes dos vários directores da tipografia governamental, 

tutelado pelo Leal Senado de Macau, encontram-se registados em documentos 

portugueses.34 

5. O impacto na sociedade chinesa de Macau 

Em relação a este assunto, a História do Jornalismo Chinês argumenta que 

“Embora o semanário tenha sido publicado em Macau, não tinha nada a ver com 

a comunidade chinesa de Macau. Trata-se de uma publicação periódica fundado 

por constitucionalistas portugueses locais para promover as ideias e o ideal do 

constitucionalismo e ganhar apoio popular...” 35  Apesar de se tratar de uma 

opinião profissional algo representativa, é francamente discutível. Tal afirmação 

é provavelmente motivada pelo facto de ter sido publicada em português e de ser 

inacessível ao público chinês em geral, o que permite afirmar que o semanário não 

teve qualquer impacto na sociedade chinesa. Ora, a comunidade chinesa em 

Macau faz parte da sociedade chinesa em geral, o que não oferece nenhuma 

dúvida. Por outras palavras, a comunidade chinesa de Macau integra-se na 

sociedade chinesa nacional. O impacto nos chineses em Macau não significa um 

impacto sobre a sociedade chinesa da nação? Em segundo lugar, o semanário não 

foi uma “publicação política” no seu sentido restrito, gozou do estatuto legal de 

“boletim do governo”, o que lhe garantia uma elevada posição na sociedade de 

Macau. Embora a maioria dos chineses não o pudesse ler, a legislação 

governamental publicada no mesmo, bem como os “avizos” publicados na parte 

não oficial, tinham inegavelmente o seu impacto na comunidade chinesa de 

Macau.  

                                                           
33 Isaú Santos; Arquivo Histórico Ultramarino (Portugal), Macau e o Oriente: no Arquivo Histórico 

Ultramarino, vol. II, Macau: Instituto Cultural de Macau, 1997, p. 376. 

34  Manuel Teixeira, Miguel de Arriaga, Macau: Imprensa Nacional, 1966, p. 102; Luís G. Gomes, 

Efemérides da história de Macau, Macau: Noticias de Macau, 1954, p. 178 e Manuel Teixeira, 

Toponímia de Macau, Vol. II, Ruas com nomes de pessoas, Macau: Imprensa Nacional, 1981, p. 358. 

35  Huang Hu, História do desenvolvimento do jornalismo chinês, 2.ª edição, Xangai: Imprensa da 

Universidade de Fudan, 2009, p. 28. 



 

 

215 
 

As partes oficial e não oficial do semanário constituíam um instrumento e 

veículo indispensável para a sociedade de Macau poder funcionar dentro dos 

moldes jurídicos e legislativos e das regras sociais das operações comerciais. 

Neste sentido, mesmo que a maioria dos chineses não pudesse ler este semanário, 

a sua intervenção na vida de Macau, especialmente a nível legal e comercial, 

esteve sempre presente e omnipresente. 

III. Epílogo 

O semanário “A Abelha da China” foi impresso em Macau pela Tipografia 

do Governo, entre 1822 e 1823. Só algumas importantes bibliotecas e arquivos de 

Portugal e de Macau têm cópias nas suas colecções, e estas não estão completas, 

de modo que o acesso ao periódico não tem sido fácil. A meritória Fundação 

Macau, liderada pelo Doutor Wu Zhiliang, tem sido o mecenas da Macaulogia, ao 

promover uma verdadeira campanha de edição de fontes relacionadas com Macau. 

Neste âmbito, o jornal foi reeditado, em fac-simile, em 1994, pela Fundação 

Macau e pela Universidade de Macau, a partir de exemplares depositados em 

arquivos e bibliotecas lisboetas e macaenses, tornando-o acessível a toda a 

comunidade científica mundial. O pioneirismo da Fundação Macau na 

Macaulogia é, hoje em dia, internacionalmente reconhecido e altamente louvado. 

É  um facto consumado que desde a reimpressão em fac-simile do Semanário “A 

Abelha da China”, até à publicação da primeira e única monografia de 

investigação sobre o tópico, a Fundação Macau contribuiu imenso para a 

Macaulogia, no campo dos estudos sobre a imprensa periódica na China e em 

Macau. 

Actualmente, os estudos sobre o “A Abelha da China”, numericamente 

falando, não se pode dizer que sejam muitos, mas em termos da sua qualidade, são 

relativamente bons. Embora se esteja numa fase de todos os tópicos serem 

tratados, ainda há espaço para ampliar o tema e aprofundar as pesquisas. Uma vez 

que o semanário foi publicado em português, uma língua ainda não totalmente 

acessível aos investigadores chineses, há necessidade de mais pesquisadores 



 

 

216 
 

bilingues que dominem o português e o chinês para se debruçarem sobre o tema, 

com o objectivo de desenvolverem uma investigação sobre múltiplas perspectivas, 

múltiplos níveis e múltiplas facetas, a fim de serem exploradas e aproveitadas ao 

máximo as informações consentâneas contidas no semanário, tais como notícias 

marítimas (datas da chegada e partida dos navios), manifestos entregues à 

alfândega portuguesa, preços com que as mercadorias eram vendidas em Cantão, 

nomes dos mercadores de etnia chinesa que aparecem nos avizos de licitação, que 

são informações muito preciosas para o estudo da sociedade macaense dessa 

altura. A secção dos “Avizos” no final do semanário reveste-se de uma clara 

natureza comercial, contendo informações sobre leilões, alugueres, vendas, 

assinaturas de jornais, procura de emprego, recrutamento, entre outros assuntos. 

Os obituários e os anúncios de casamento que aparecem de tempos a tempos são 

também uma mina de informações fiáveis sobre a situação demográfica da 

comunidade ocidental em Macau e em Cantão nessa altura. Todas constituem 

fontes de primeira mão, com que se podem desenvolver estudos detalhados da 

vida social de Macau dessa altura. Estas pistas talvez sejam um campo virgem na 

Macaulogia dos anos vindouros, com bons sucessos à vista. 

O tempo escasso com que contámos para a redacção deste pequeno texto e o 

nosso limitado conhecimento sobre o tema em questão poderão dar origem a 

inexatidões, até mesmo erros, que nos possam ter passado despercebidos. De todas 

as formas, este pequeno ensaio é uma tentativa para conhecer melhor o primeiro 

semanário da história de Macau, que por sua vez é a primeira publicação periódica 

moderna da China. Sejam bem-vindos quaisquer comentários, mesmo críticas, a 

este texto, da parte dos entendidos sobre o tema em causa. 

 


